quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Prémios para o melhor texto - Dia da Biblioteca Escolar



Os melhores textos relativos à actividade comemorativa do Dia da Biblioteca Escolar são os seguintes:


"Um pouco de silêncio"


"O texto fala-nos de uma das coisas mais importantes que existe, mas não se vê, o silêncio.
Mostra-nos como a agitação e o barulho fazem parte do dia-a-dia, como um disco riscado ou bateria viciada (algo que se repete).
Mas o que o texto nos quer verdadeiramente indicar é que o silêncio não é algo verdadeiramente assustador, mas algo que está presente em nós e que dá importância às pequenas coisas da vida."
Patrícia Monsanto nº24 9ºA


"Eu gostei muito do texto mas a 1ª vez que li não entendi muito bem o que nos queria transmitir, mas lendo a próxima vez ,começou a entrar na minha cabeça e depois pensei:o que está escrito no texto é mesmo a verdade e será que eu sou realmente alguma parte deste conto porque também não consigo viver sem sons : a música,a televisão que também ligo quando chego da escola e faço isso porque é mesmo um hábito para sentir que eu não estou sozinho e que há movimentos à volta de mim e até ao adormecer, costumo ouvir aqueles sons da rua, dos carros , de tudo....
Mas sinceramente ainda não experimentei desligar isso tudo e tentar ficar só no meu espacinho a escutar o que me diz o meu coração..."
Yaroslav Lopatetskyy nº26 9ºB


"Na minha opinião este conto fala de como nós fugimos de nós próprios através dos ruídos e como a solidão é evitada a todo o custo. Este texto também mostra que não nos conhecemos realmente e que temos medo do silêncio por nos fazer reflectir em coisas que já passaram e que nos perturbam. Por outro lado apela a que gostemos de silêncio para podermos ver e compreender coisas para além do que imaginavamos. Este conto acaba por nos dar um conselho: termos um pouco de silêncio pode ser muito positivo para nós."
Catarina Loureiro nº6 9ºC



"A ovelha generosa"

"Era uma vez uma ovelha que dava lã para todo o tipo de peças de roupa e algumas outras coisas.Sempre que lhe pediam, ela dava lã, mesmo que fosse um bocadinho pequeo.
Mas um dia disseram-lhe:
- Ovelha,não achas que estás a dar demais?
- Não, nunca ouviram um ditado que diz: 'Quem dá por bem, mais lhe cresce também...'
Moral da história: é bom ser generoso, pois ganha-se amigos e somos respeitados."
Alexandre Alves nº1 5ºL

Agradecemos a todos os alunos que se empenharam e participaram na actividade proposta.
(Participaram cerca de 96 alunos).

Sem comentários: