terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Dia da Restauração da Independência de Portugal

Restauração de Portugal
Imagem Google
Tudo começou em finais do séc. XVI, no reinado de D. Sebastião.
Como D. Sebastião morreu, em 1578, na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África, Portugal ficou sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e não tinha filhos, e consequentemente não havia herdeiros directos para a coroa portuguesa.
Assim, o Cardeal D. Henrique, tio-avô de D. Sebastião, subiu ao trono, reinando unicamente durante dois anos porque nem todos estavam de acordo com ele como novo rei. E a confusão começou...
Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como o novo rei de Portugal, porque era filho da infanta D. Isabel e neto do rei português D. Manuel e, por isso, tinha direito ao trono.
Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país.
Mas o povo não gostava e estava bastante descontente porque o País não era governado com justiça, havia muitos problemas e ataques às províncias ultramarinas, especialmente, ao Brasil. Na altura, a Duquesa de Mântua era vice-rainha e Miguel de Vasconcelos, que era o escrivão da Fazenda do Reino, tinha imenso poder.
Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo): os Restauradores mataram a tiro e atiraram da janela abaixo Miguel de Vasconcelos no Paço da Ribeira. Desta forma, Filipe III abandonou o trono de Portugal e os Portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei.
O dia 1 de dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português.
Fonte: "Site Junior"

Sem comentários: