terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

David Mourão Ferreira faria 87 anos a 24 de fevereiro

 
 
David de Jesus Mourão-Ferreira nasceu em Lisboa a 24 de fevereiro de 1927 e faleceu em Lisboa a 16 de junho de 1996, foi um escritor e poeta lisboeta.
Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1951, onde mais tarde  foi professor, tendo-se destacado como um dos grandes poetas contemporâneos do Século XX.
Na sua obra, são famosos alguns dos poemas que compôs para a voz de Amália Rodrigues, Maria Lisboa, Nome de Rua, e sobretudo Barco Negro, entre outros.
David Mourão-Ferreira trabalhou para vários jornais, dos quais se destacam a "Seara Nova" e o "Diário Popular", para além de ter sido um dos fundadores da revista "Távola Redonda". Entre 1963 e 1973 foi secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Autores. No pós-25 de Abril, foi diretor do jornal "A Capital" e diretor adjunto do "O Dia".
Em 1981 é condecorado com o grau de Grande Oficial da Ordem de Santiago da Espada. Em 1996 recebe o Prémio de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores e, no mesmo ano, recebe a Grã-Cruz da Ordem de Santiago da Espada.

Fonte: WIKIPÉDIA

Para saberes mais sobre este escritor clica AQUI.

«Nós temos cinco sentidos:
são dois pares e meio de asas.
- Como quereis o equilíbrio?»
 
David Mourão-Ferreira

Sem comentários: