terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Aniversário de Almeida Garrett

João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett e mais tarde 1.º Visconde de Almeida Garrett, (Porto, 4 de fevereiro de 1799 — (Porto, 4 de fevereiro de 1799 — Lisboa, 9 de dezembro de 1854) foi um escritor e dramaturgo romântico, orador, par do reino, ministro e secretário de estado honorário português. Grande impulsionador do teatro em Portugal, uma das maiores figuras do romantismo português, foi ele quem propôs a edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática. Para saber mais sobre este escritor clica AQUI
Na Biblioteca da Escola poderás ler esta biografia de José Ruy.
Ligado ao Porto, pelo seu nascimento e grande dedicação como homem público, Almeida Garrett é um dos filhos mais ilustres desta cidade. Através da sua arte e sensibilidade José Ruy aflora a biografia desta notável figura a quem o Porto - e todo o País - prestou homenagem por ocasião do 2.º Centenário do seu nascimento.
Pretende-se, de uma forma cativante, dar a conhecer esta personagem cujo exemplar empenho nos diversificados domínios em que se envolveu constituem, ainda hoje, uma fonte de inspiração para todos nós. A sua acção como poeta, romancista, legislados, soldado, jornalista, político... potenciam muitas histórias e provam uma vida rica de experiências, muitas delas passadas no Porto.
Aqui viveu alguns amores da juventude, aqui combateu, ao lado de D. Pedro IV, durante o Cerco imposto à cidade pelas tropas miguelistas entre 1832 e 1833, assumiu a redação do decreto que atribuiu à cidade o título de «Invicta»; defendeu os interesses dos portuenses múltiplas vezes, na Câmara dos Deputados; imortalizou o Porto em vários aspectos da sua obra, nomeadamente no Arco de Santana.

Sem comentários: