João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett e mais tarde 1.º Visconde de
Almeida Garrett, (Porto, 4 de fevereiro de 1799 — (Porto, 4 de fevereiro de 1799 — Lisboa, 9 de dezembro de 1854) foi um escritor e dramaturgo romântico, orador, par do reino, ministro e secretário de estado honorário português. Grande impulsionador do
teatro em Portugal, uma das maiores figuras do romantismo português, foi ele quem propôs a edificação do
Teatro Nacional de D. Maria II e a criação do
Conservatório de Arte Dramática. Para saber mais sobre este escritor clica
AQUI
Na Biblioteca da Escola poderás ler esta biografia de
José Ruy.
Ligado ao
Porto, pelo seu nascimento e grande dedicação como homem público, Almeida Garrett é um dos filhos mais ilustres desta cidade. Através da sua arte e sensibilidade
José Ruy aflora a biografia desta notável figura a quem o Porto - e todo o País - prestou homenagem por ocasião do 2.º Centenário do seu nascimento.
Pretende-se, de uma forma cativante, dar a conhecer esta personagem cujo exemplar empenho nos diversificados domínios em que se envolveu constituem, ainda hoje, uma fonte de inspiração para todos nós. A sua acção como poeta, romancista, legislados, soldado, jornalista, político... potenciam muitas histórias e provam uma vida rica de experiências, muitas delas passadas no Porto.
Aqui viveu alguns amores da juventude, aqui combateu, ao lado de D. Pedro IV, durante o Cerco imposto à cidade pelas tropas miguelistas entre 1832 e 1833, assumiu a redação do decreto que atribuiu à cidade o título de «Invicta»; defendeu os interesses dos portuenses múltiplas vezes, na Câmara dos Deputados; imortalizou o Porto em vários aspectos da sua obra, nomeadamente no Arco de Santana.
Sem comentários:
Enviar um comentário