segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

"Mouschi,, o gato de Anne Frank

Sugestão de Leitura
José Jorge Letria escreveu "Mouschi, o Gato de Anne Frank", como homenagem à adolescente holandesa que sonhava ser jornalista e escritora.

Sinopse:
Mouschi foi realmente o gato de Anne Frank e foi levado para aquele edifício por Peter Van Pels, um jovem companheiro de cativeiro de Anne Frank.
O dia-a-dia no anexo, a rotina de um grupo de pessoas refugiadas do terror nazi e a esperança numa libertação que acabou por não chegar, são assim contados neste livro por um animal de estimação que se transformou em testemunha singular de uma tragédia humana.
José Jorge Letria

Nasceu em Cascais em 1951. Estudou Direito e História, mas obteve uma pós-graduação em Jornalismo Internacional. Jornalista desde 1970, foi redactor e editor de vários jornais, na rádio e na televisão. Foi também professor de jornalismo e autor de livros sobre a matéria.
Iniciou a sua actividade literária no suplemento juvenil do «Diário de Lisboa».
Antes do 25 de Abril distinguiu-se como cantor-autor de intervenção. Gravou o primeiro disco em 1969. De 1994 a 2002 foi Vereador da Cultura na Câmara Municipal de Cascais. É, desde Setembro de 2003, vice-presidente e administrador da Sociedade Portuguesa de Autores.
Como escritor distingue-se na poesia, no conto, no teatro e, sobretudo, na literatura para a infância e juventude. Foi traduzido em diversas línguas.
Na área da literatura infanto-juvenil publicou três dezenas de títulos, tendo obtido diversos prémios, dos quais destacamos:
Prémio Gulbenkian de melhor livro
Prémio Ferreira de Castro (3 vezes)
Prémio Nacional «O Ambiente na Literatura Infantil» (3 vezes)
Prémio Associação Paulista de Críticos de Arte
Prémio Garrett da Secretaria de Estado da Cultura

Sem comentários: