terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

"Dia Europeu da Internet Segura"


Textos escritos pelos alunos

Primeiro Texto

"SORTE GRANDE"

Era uma vez um menino chamado Rui.
O Rui disse aos colegas:
- Grande notícia: acabou de chegar ao meu correio electrónico. Fui eu o escolhido, entre um milhão de outros meninos, para ganhar a consola de jogos com que sempre sonhei!
É tão simples, basta clicar onde diz “aceito prémio”. E o Rui aceitou.
O site pediu os dados do Rui, do pai e da mãe. E o Rui deu os dados de todos.
Passadas 2 semanas, o prémio não aparecia.
O Rui começo a ficar preocupado e ansioso por não receber resposta sobre o prémio.
Entretanto, o pai e a mãe descobriram que lhes tinham tirado dinheiro das contas dos dois, uma grande quantia.
Fizeram queixa à polícia, que começou a investigar o caso.
Passadas semanas, eles descobriram que era tudo mentira, o contacto só queria dinheiro e enganou muita gente. No entanto, acabaram por encontrá-lo, foi preso e condenado.
O Rui aprendeu a lição, e da pior maneira, tem de se ter cuidado com os concursos e prémios da Internet, nem sempre são corretos.Os pais, só ao fim de muito tempo é que receberam o dinheiro tirado, e o Rui prometeu ter muito cuidado com a Internet e, como prémio, ganhou a tão desejada consola de jogos que tanto queria.

Miguel André Vasconcelos do 5ºF


Segundo Texto


"O AGENTE DUPLO"

Olá! O meu nome é Real Virtual. A minha família e os meus amigos conhecem-me por Real, já para a malta dos chats e dos jogos, na Internet, sou simplesmente o Virtual.
Como Real, sou pequeno, moreno, tímido, mas como Virtual faço de conta que sou uma mini pessoa dentro de um visor de um computador e claro, como qualquer virtual, já viajei pela Net e visitei muitos sítios, desde sites de jogos a sites sobre a meteorologia e sobre a vida animal.
Pelo caminho conheci muitos amigos, mas só alguns me acompanham em toda esta jornada pela Net. Um deles é o Byte que encontrei a viajar pelo Hotmail para chegar à China. Não percebi porquê. Entretanto, quando chegámos à China fomos beber um café ao Net bar, e quem encontrámos a servir foi o Megabyte que diz que queria ir para as Caraíbas passar umas boas férias. Eu e o Byte não nos importámos e lá fomos via MSN.
À partida não me pareceu que isto fosse correr bem, mas pronto, lá fomos, apanhámos um endereço de e-mail para as Caraíbas, mas não aconteceu nada, pois acho que estava errado, por isso pedi desculpas ao meus amigos.
Quando saímos do endereço do MSN não tínhamos onde ficar. Então vimos uma pessoa na Net praia, fomos apresentar-nos, ele chamava-se Gigabyte e pedimos-lhe que nos ajudasse a chegar a um Net hotel. Ele foi até bastante generoso e disse que nos pagava uma estadia no hotel se o ajudássemos a chegar à América para visitar a avó e o avô e depois ainda se juntava a nós para continuarmos a nossa viagem.Tivemos umas óptimas férias nas Caraíbas!
Bem, lá fomos nós todos para a América num avião a jacto, dentro de uns computadores de ouro, mas quando saímos de lá ficámos tristes ao ver os computadores a ir embora.
Depois de chegarmos, o Gigabyte visitou os avós e continuámos a nossa viagem até chegarmos de novo à minha terra. Fiquei por lá o resto dos meus dias e agora conto estas histórias aos meus netos. Conto-lhes que na idade deles eu andava por aí a viajar pela Net!


Nuno baptista, nº12 do 7ºA

Sem comentários: