sexta-feira, 17 de abril de 2020

Adeus Luís Sepúlveda!

Luís Sepúlveda (4 de outubro de 1949 em Ovalle, no Chile - 16 de abril de 2020 em Oviedo, Espanha)


"Morreu aos 70 anos, Luís Sepúlveda,vítima de infeção pelo novo coronavírus. Deixa uma vasta obra literária, um autêntico 'exercício de memória', onde a fábula, melhor género para conhecer o ser humano “à distância”, como dizia, se convertia num pretexto para se debruçar sobre as personagens que foi conhecendo ao longo da vida. Porque a escrita não fazia parte de uma terapia para curar feridas do passado. A escrita era sempre parte do presente do autor.
Luís Sepúlveda foi internado em Gijón, nas Astúrias, no final de fevereiro, depois de ter sido diagnosticado com Covid-19, dias após ter estado em Portugal, para participar no festival literário Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim. Todos os participantes no festival acabaram por ficar em quarentena, que terminou sem que ninguém manifestasse sintomas da doença. (...)" in Observador.
Entre os seus livros que mais encantaram os alunos do 2º e do 3ª ciclos figuram «A história do Gato e da Gaivota que o ensinou a voar» e «A história de um Gato e de um Rato que se tornaram amigos».
Para leres mais sobre este extraordinário romancista, realizador, roteirista, jornalista e ativista político chileno, clica AQUI

Sem comentários: