sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Autor do Mês - Agustina Bessa- Luís


Agustina Bessa- Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, em 15 de outubro de 1922, filha de Artur Teixeira de Bessa, oriundo de uma família de raízes rurais de Entre Douro e Minho e de Laura Jurado Ferreira, (Lorenza Agustina Jurado Franco) espanhola, nascida em Zamora.
Desde muito nova que se interessou por livros, começando por ler alguns da biblioteca do avô materno, Lourenço Guedes Ferreira. Foi através destas primeiras leituras que tomou contacto com alguns dos melhores escritores franceses e ingleses, os quais lhe despertaram o amor pela literatura. Em 1932 vai para o Porto estudar, onde passa parte da adolescência, mudando-se para Coimbra em 1945, e, a partir de 1950 fixa definitivamente a sua residência no Porto.
Estreou-se como romancista em 1948, ao publicar a novela Mundo Fechado, mas seria o romance A Sibila, publicado em 1954 que constituiu um enorme sucesso e lhe trouxe imediato reconhecimento geral. E é com A Sibila que Bessa-Luís atinge a total maturidade do seu originalíssimo processo criador.
Para saberes mais clica AQUI.

Sem comentários: