O contacto com o livro e a prática continuada da leitura desde a infância são determinantes na ativação dos circuitos neuronais, indispensáveis à aprendizagem e à formação de leitores competentes.
Embora a leitura induzida pelo trabalho escolar seja muito importante, não se revela suficiente para que cada pessoa venha a atingir um elevado nível de literacia, sendo essencial que os docentes estimulem sistematicamente a leitura pessoal e autónoma.
Para concretizar este objetivo, é preciso dar oportunidade aos alunos de contactarem com a maior diversidade possível de obras, por forma a que cada um possa encontrar nos livros motivos de interesse e envolvimento, capazes de irem forjando o seu percurso individual enquanto leitores.
O projeto Amostras para ler+ procura responder a esta problemática, tendo como principais objetivos:
◦Criar momentos, na sala de aula, especificamente destinados a apoiar os alunos na escolha livre de obras para leitura pessoal e autónoma;
◦Incentivar a frequência da biblioteca escolar pelos alunos, bem como a requisição de livros e a multiplicação de experiências de leitura.
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