Editor: Booklândia
Ano de edição: 2012
Número de páginas: 64
Local edição: Lisboa
A História de Lisboa habita dentro da História de Portugal. Na cidade que o Padre António Vieira denominou de "a mais deliciosa terra do mundo" vive a Princesa do Tejo e do Mar.
A autora apoiou-se num guião do historiador José Manuel Garcia, personificou(1) a cidade e pô-la a falar diretamente com os leitores. “(…) Vou contar um pouco do muito de mim, momentos importantes da minha história na história de outros, na história de cidades feitas de ruas, casas, pedras vivas que não me deixam esquecer a História Universal onde cabe a História de um país chamado Portugal (…)” A narrativa começa pelo castelo de S. Jorge, “minha primeira casa de nascença”, e divide-se em vários capítulos: Das origens à chegada das relíquias de São Vicente; De 1173 à vitória de D. João I; De 1385 à chegada de Filipe I de Portugal; De 1581 ao terramoto e, por último, De 1807 até agora. Da origem da palavra “Olisipo” até à Expo-98, Lisboa, Princesa do Tejo e do Mar toca os acontecimentos mais marcantes da vida da cidade, os felizes e os infelizes.
Este livro faz parte do Plano Nacional de Leitura
(1) A personificação é uma figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações próprias dos seres humanos.
Sem comentários:
Enviar um comentário