domingo, 30 de janeiro de 2011

Dia da Não Violência e da Paz



O Dia da Não-Violência é comemorado a 30 de Janeiro. Há uma razão histórica e espiritual para a escolha dessa data. Em 1948, no dia 30 de Janeiro, Mahatma Gandhi, líder indiano fundador do movimento de não-violência, foi brutalmente assassinado aos 78 anos. Quando se dispunha a orar,em Nova Deli,recebeu vários tiros disparados por um hindu radical que responsabilizava Gandhi pelo enfraquecimento do novo governo ao insistir no pagamento de certas dívidas ao Paquistão.

O Dia Mundial da Não-Violência é uma iniciativa voltada à educação para a paz, à solidariedade e ao respeito pelos direitos humanos, por isso, é necessário chamar atenção do mundo para a não violência em qualquer contexto social – família, escola, trânsito e outros.


Mahatma Gandhi




Mahatma Gandhi nasceu na Índia em 1869 e é considerado um dos principais expoentes do pacifismo e da luta não-violenta pelo respeito e realização dos direitos humanos e da justiça. Depois de ter estudado Direito na Inglaterra foi trabalhar para a África do Sul como advogado. Foi neste país que começaram as suas primeiras acções de protesto pacífico contra o sistema instituído baseadas na resistência pacífica e na não-cooperação com as autoridades. Ao fim de 20 anos de luta, e depois de ter conseguido algumas melhorias para a comunidade indiana sedeada na África do Sul, decide ir viver para o seu país de origem - a Índia - e lutar pela sua independência face à Inglaterra, a potência colonizadora. Depois de muitas lutas e outras tantas detenções a Índia conquistou, ao fim de 40 sofridos anos e intemeratas lutas, a independência em 1947.

Os quatro principais pensamentos de Gandhi eram a verdade, o amor, a não-violência e a não-cooperação e foi com eles que não só lutou contra os maus tratos e discriminações que os indianos sofriam na África do Sul como ainda foi através deles que obteve a independência da Índia.

Sem comentários: