sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Feliz Ano Novo

A equipa da Biblioteca Escolar deseja a toda a comunidade escolar um excelente 2017 recheado de boas leituras.


sábado, 17 de dezembro de 2016

Natal na BE

Está patente na Biblioteca  e no átrio do bloco B,  uma exposição de trabalhos  alusivos à época natalícia, elaborados por alunos do do 5º ano, no âmbito das disciplinas de Português e Inglês, da professora Ana Cloke e Filipa Afonso.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Concurso "Leitor do Trimestre" - Pontuação Final

Ilustração  de Carter Goodrich
5º F – Daniela Aleixo - 430 ....................  1º LUGAR

7º F – Maria Eduarda Oliveira – 305 ....... 2º LUGAR

5º C - Rita Pereira – 300 .......................... 3º LUGAR

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Árvore do Laboratório de Ciência ao Vivo

Está patente na Biblioteca a árvore de Natal do Laboratório de Ciência ao Vivo.

Árvore Geográfica

Podes ver exposta na Biblioteca a Árvore Geográfica com trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 7º ano, no âmbito da disciplina de Geografia, da professora Ana Bispo.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

"Miúdos a votos"

Numa iniciativa inédita, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Visão Júnior organizam a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses.
Para saberes mais clica em "Miúdos a votos"

Para te candidatares ao teu livro preferido clica: AQUI


Movimento Código Portugal

Para saberes mais sobre esta iniciativa, consulta este  SITE
Para jogar, clica AQUI

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Feira do Livro na BE

Aparece!
Os livros esperam-te!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Dia da Restauração da Independência de Portugal

  • Como deves saber, o dia 1 de dezembro é feriado em Portugal. Nesse dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência.
  • Queres saber porquê?
    Tudo começou em finais do séc. XVI: o rei de Portugal era D. Sebastião.
  • Em 1578, D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África. Portugal ficou, assim, sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, não havia herdeiros diretos para a coroa portuguesa.

  • Assim, quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique, que era tio-avô de D. Sebastião. Mas só reinou durante dois anos porque nem todos estavam de acordo com ele como novo rei.
    Mas atenção: estas coisas nunca são simples, houve muitos pretendentes e isto deu muita confusão...

  • Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como o novo rei de Portugal. A razão para a escolha foi simples: Filipe II era filho da infanta D. Isabel e também neto do rei português D. Manuel, por isso tinha direito ao trono.
  • Nesta altura, era frequente acontecerem casamentos entre pessoas das cortes de Portugal e Espanha, o que fazia com que houvesse espanhóis que pertenciam à família real portuguesa e portugueses que pertenciam à família real espanhola.
  • Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país.

  • Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).
  • Sabias que havia também defensores do rei espanhol em Portugal? Mas o povo não gostava disso porque o país não era governado com justiça e havia muitos problemas e ataques às províncias ultramarinas e, especialmente, ao Brasil.
  • Na altura, a Duquesa de Mântua era vice-rainha e Miguel de Vasconcelos era escrivão da Fazenda do Reino. Tinha imenso poder.
    No dia 1 de dezembro de 1640, os Restauradores mataram-no a tiro e foi defenestrado (atirado da janela abaixo) no Paço da Ribeira.
  • Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei. 
  • O dia 1 de dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português.

  • in Site Junior