quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Dia 26 de outubro - Dia Nacional da Biblioteca Escolar

Para comemorar o Dia Nacional da Biblioteca Escolar (26 de outubro), a Biblioteca da Escola Básica da Pontinha organizou duas atividades lúdicas para a participação autónoma dos alunos: “Bibliopaper” e “Na pista dos livros mágicos”.

Objetivos das atividades:
- compreender a organização dos recursos existentes na biblioteca;
- localizar rapidamente a informação pretendida.

Até ao dia 30 de outubro, os alunos poderão seguir pistas, decifrar enigmas e resolver mistérios relacionados com livros existentes na BE.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Concurso "Leitor do Trimestre"

Su Blackwell

PONTUAÇÃO

6º G – Afonso Gonçalves – 250 – 1º LUGAR
5ºB – Tiago Domingues – 125 – 2º LUGAR
7ºD - Diogo Santos – 105 – 3º LUGAR

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Prémio Literário José Saramago 2015



in Bertrand Livreiros
Hoje foi atribuído o Prémio Literário José Saramago ao escritor português Bruno Amaral Dias.
Bruno Vieira Amaral nasceu em 1978. Formado em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE, é crítico literário, tradutor, e autor do Guia Para 50 Personagens da Ficção Portuguesa e do blogue Circo da Lama. Em 2002, uma temerária incursão pela poesia valeu-lhe ser selecionado para a Mostra Nacional de Jovens Criadores. Colaborou no DN Jovem, revista Atlântico e jornal i. Atualmente colabora com a revista Ler e é assessor de comunicação das editoras do Grupo Bertrand Círculo.
As Primeiras Coisas é o seu primeiro romance. Foi considerado livro do ano em 2013 para a Revista Time Out (ano em que o autor recebeu o Prémio Novos por se destacar na literatura).
Mais recentemente, As Primeiras Coisas, foi distinguido com o Prémio PEN CLUBE Narrativa, Prémio Literário Fernando Namora e Prémio Literário José Saramago 2015.

Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Bullying


“Daisy Chain”: um filme realizado Galvin Scott Davis, que para além de mostrar o poder da amizade, pretende abordar um assunto que continua a inquietar o mundo: o bullying.
A história é simples: Buttercup Bree é uma menina como tantas outras cujo passatempo preferido é apanhar margaridas e  fazer coroas de flores. Como não tem amigos, decide enfeitar o parque infantil com as coroas que constrói, mas o seu gesto não é visto com bons olhos por um grupo de raparigas que decide vingar-se.
Buttercup é humilhada pelas raparigas que decidem fotografar o momento e espalhar as fotografias por toda a parte. Após ser salva por Benjamim, Buttercup decide dar uma lição de vida às agressoras, mostrando-lhes a importância da amizade e o significado da palavra partilha.
O bullying é uma realidade preocupante, para a qual importa sensibilizar.
A maioria das crianças e jovens estabelece relacionamentos positivos com os seus colegas e amigos. Contudo, podem existir situações em que a violência tem lugar, provocando mal-estar, desconforto, medo, vergonha e insegurança na vítima.
Empurrar, dar bofetadas, insultar, humilhar, gritar, gozar e ameaçar são alguns dos comportamentos mais frequentes de quem pratica esta forma de violência, que acontece entre colegas de turma ou de escola.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Prémio Nobel da Literatura 2015

Svetlana Aleksievitch é a vencedora do Prémio Nobel da Literatura 2015. A escritora tem escrito sobre a identidade russa, sobre o seu passado e futuro, e o ponto final é dado em O Fim do Homem Soviético – livro vencedor do Prémio Médicis Ensaio e indicado pela revista Lire como Livro do Ano 2013 em França.

Fonte: "Portal da Literatura"

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

"Dentes de Rato" de Agustina Bessa-Luís

Este livro faz parte do Plano Nacional de Leitura e é recomendado para o 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula.
Esta obra conta a história de uma menina chamada Lourença, que tinha como alcunha "Dentes de Rato", tinha este nome por duas razões: por os seus dentes se parecerem com os de um rato e porque tinha a mania de roer a fruta e deixar a sua marca.

Autor do Mês - Agustina Bessa- Luís


Agustina Bessa- Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, em 15 de outubro de 1922, filha de Artur Teixeira de Bessa, oriundo de uma família de raízes rurais de Entre Douro e Minho e de Laura Jurado Ferreira, (Lorenza Agustina Jurado Franco) espanhola, nascida em Zamora.
Desde muito nova que se interessou por livros, começando por ler alguns da biblioteca do avô materno, Lourenço Guedes Ferreira. Foi através destas primeiras leituras que tomou contacto com alguns dos melhores escritores franceses e ingleses, os quais lhe despertaram o amor pela literatura. Em 1932 vai para o Porto estudar, onde passa parte da adolescência, mudando-se para Coimbra em 1945, e, a partir de 1950 fixa definitivamente a sua residência no Porto.
Estreou-se como romancista em 1948, ao publicar a novela Mundo Fechado, mas seria o romance A Sibila, publicado em 1954 que constituiu um enorme sucesso e lhe trouxe imediato reconhecimento geral. E é com A Sibila que Bessa-Luís atinge a total maturidade do seu originalíssimo processo criador.
Para saberes mais clica AQUI.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Formação de Utilizadores

À semelhança dos anos anteriores, a BE realiza sessões de formação de utilizadores destinada aos alunos que estão na nossa escola pela primeira vez.

Objetivos:
- reconhecer a BE como um espaço de formação para a informação e para o conhecimento;
- divulgar a organização do espaço, as regras de utilização, as atividades, os recursos disponíveis e os serviços existentes.

Ontem celebrou-se os 105 anos da Republica Portuguesa

A Implantação da Republica aconteceu a 5 de Outubro de 1910.
A República foi proclamada dos Paços do Concelho (a Câmara Municipal) em Lisboa.
O último rei foi D. Manuel II que partiu para Inglaterra com a restante família real, ficando aí a viver no exílio.
O primeiro presidente foi Teófilo Braga, mas foi apenas presidente do Governo Provisório até às eleições, onde foi eleito como primeiro Presidente de Portugal Manuel de Arriaga.

A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua bandeira e o seu hino para aqueles que temos atualmente.

Para saberes quem foram os Presidentes portugueses clica AQUI

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Este ano o tema é "A Biblioteca Escolar é Super!"

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Música

A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.
Objetivos do Dia Mundial da Música:
Promover a arte musical em todos os setores da sociedade;
Divulgar a diversidade musical;
Aplicação dos ideais da UNESCO como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências.

Já imaginaste um mundo sem música?
Seria um mundo muito menos bonito.O som e os ruídos fazem parte das nossas vidas.
Ouvir música é uma das coisas mais valiosas do mundo.