quinta-feira, 28 de maio de 2015

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Bombeiro

Os bombeiros são pessoas extraordinárias que muito lutam, arriscando a própria vida, combatendo os fogos florestais, salvando vidas e habitações nos incêndios que tanto fustigam o nosso país.
Em Portugal o serviço de bombeiro pode ser voluntário ou profissional (sapadores).
Não há neve nem vento,

Não há calor nem frio,

Não se pode perder tempo

Quando há vidas por um fio.

Fonte: "Farol da Nossa Terra"

segunda-feira, 25 de maio de 2015

EXPOSIÇÕES

Estão patentes na Biblioteca exposições no âmbito das disciplinas de Francês e de Português do 2º ciclo (conto "A vida mágica da Sementinha" de Alves Redol - turma:  5ºB  - Professora responsável - Ana Coke)
Aparece!

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Acordo Ortográfico passa a ser obrigatório em Portugal

As novas regras do acordo ortográfico começam a ser obrigatórias a partir de hoje.
Assim cumprem-se os seis anos do período de transição para a aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, tendo em conta a data de 13 de Maio de 2009, que marca a entrada em vigor em Portugal.
A nova grafia é usada desde 1 de Janeiro de 2012 nos documentos do Estado, em todos os serviços, organismos e entidades na tutela do Governo, bem como no Diário da República, embora ainda surjam, com alguma frequência, palavras escritas com a antiga ortografia.
O Acordo Ortográfico foi ratificado pela maioria dos países lusófonos, à excepção de Angola e Moçambique. Em Angola ainda não foi ratificado por qualquer órgão político, enquanto em Moçambique já foi aprovado em Conselho de Ministros, faltando ainda a ratificação pelo parlamento.
No Brasil, país que, tal como Portugal, estabeleceu uma moratória para a aplicação plena, o Acordo Ortográfico entra em prática em Janeiro de 2016.

Fonte: Imprensa

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Concurso "Leitor do Trimestre"

PONTUAÇÃO

(6 - 05 – 2015)

6º D – Marino Pereira – 385 - 1º Lugar

9º B – Liliana Cardoso – 340 - 2º Lugar

6º B – Tiago Coimbra – 320 - 3º Lugar

domingo, 3 de maio de 2015

Feliz dia da Mãe

Pintura de Pierre Renoir

Maria Alberta Menéres, a propósito do seu livro O poeta faz-se aos 10 anos, relata uma situação de aula em que a mãe era o tema sobre o qual os alunos tinham de escrever. Os alunos escreveram poemas, nós escolhemos um desses poemas e partilhamo-lo convosco.

"Lembro-lhes que a mãe pode estar em tudo o que se vê, se a quiserem ver. Como a poesia: na parede branca, no mar, nas escamas do peixe a brilhar ao sol, no sol, no ar, nas pedras, até nas palavras que a caneta desenha no papel, no giz branco que escreve no quadro a palavra mãe. A mãe ou a imagem da mãe. Tal como acontece com a poesia, do olhar para as coisas de todos os dias podemos extrair um sentido que é presença ou saudade."

Texto da Isabel Maria:

Poesia à Mãe

Tu és linda minha mãe
como as estrelas do céu.
Teus olhos cantam em coro.
Mãe, o teu carinho é tanto
que o sonho é belo para mim.
Ouves brilhar o sol.
Vês o som do mar?
Tu choras e a chuva cai.
Mas eu sinto-me alegre e sei
que o sol brilha
como a coroa de um rei.
A moleira mói a farinha,
E tu, mãe, andas no ar a voar
Como a andorinha.

FONTE: ESCOLOVAR

sexta-feira, 1 de maio de 2015

1º de Maio - Dia do Trabalhador

• Todos os anos, no dia 1 de Maio, comemora-se, em todo o mundo, o Dia do Trabalhador.
• As origens do Dia do Trabalhador não são muito recentes. A história deste dia começa no séc. XIX.
• Nessa época, abusava-se muito dos trabalhadores, porque chegavam a trabalhar entre 12 e 18 horas por dia, o que era muito cansativo e até prejudicial à saúde!
• Já há algum tempo que os reformadores sociais (aqueles que propunham reformas, ou seja, mudanças na sociedade) defendiam que o ideal era dividir o dia em três períodos: 8 horas para trabalhar, 8 horas para dormir e 8 horas para o resto, o que incluía a diversão.
• Foi com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diárias que, no dia 1 de Maio de 1886, milhares de trabalhadores de Chicago (EUA) se juntaram nas ruas para protestar contra as suas más condições de trabalho.
• A manifestação devia ter sido pacífica, mas as forças policiais tentaram pará-la, o que resultou em feridos e mortos.
• Este acontecimento ficou conhecido como "os Mártires de Chicago", por causa das pessoas que foram feridas e mortas só por estarem a lutar pelos seus direitos.
• Quatro dias depois, houve uma nova manifestação pela redução do horário de trabalho e melhores condições.
• Mais uma vez, a polícia virou-se contra os manifestantes e acabou por prender 8 pessoas, 5 das quais foram condenadas à forca!
• Como o povo estava cada vez mais revoltado, estas condenações só serviram para "deitar mais achas na fogueira" e despertar a atenção de todo o mundo.
• Em 1888, dois anos depois destes acontecimentos, os presos foram libertados por um júri que reconheceu que os trabalhadores estavam inocentes.
• Em 1889, o Congresso Internacional em Paris decidiu que o dia 1 de Maio passaria a ser o Dia do Trabalhador, em homenagem aos "mártires de Chicago".
• Só em 1890, os trabalhadores americanos conseguiram alcançar a sua meta das 8 horas de trabalho diárias!
• Em Portugal, devido ao facto de ter havido uma ditadura durante muito tempo, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se passou a comemorar publicamente o Primeiro de Maio.
• Sabias que só a partir de Maio de 1996 é que os trabalhadores portugueses passaram a trabalhar 8 horas por dia?

FONTE: Site Junior