quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O projeto "SOBE"

Na sequência do desenvolvimento do Programa de Prevenção da Saúde Oral, o Projeto SOBE definiu como objectivo central conceber e executar estratégias de promoção da leitura e da escrita, bem como, através das suas Bibliotecas, aumentar a qualidade da divulgação e da informação no universo das escolas.

Para saber mais clica AQUI

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

"O Caminho das Letras"

Clica AQUI e segue o Caminho das Letras.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Concurso "Leitor do Trimestre" - 2º Período

Su Blackwells

PONTUAÇÃO

( 21 - 1 - 2015)

9ºB – Timoteo Costa – 125 .........1º Lugar

6ºH - Aissata Diallo – 95 ........... 2º Lugar

6ºH – Raquel Ferreira - 50 ........ 3º Lugar

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

"Os fantásticos livros voadores de Mr. Morris"

Este filme ganhou o Oscar 2012, como a melhor curta-metragem. Inspirado no furacão Katrina, que destruiu a cidade americana de Nova Orleans em 2005, no clássico "O Mágico de Oz" e na paixão pelos livros,mostra-nos como é grande o poder curativo das histórias - como a literatura pode ser útil para fugir um pouco da realidade.
"É uma história de pessoas que devotam suas vidas aos livros e livros que retribuem o favor”, conta o diretor do filme, Brandon Oldenburg.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

"Um rapaz invulgar" - sugestão de leitura"

De cariz biográfico, "Um rapaz invulgar" – o pequeno Albert Einstein dá especial relevo à infância do génio da ciência do século XX, apresentando-o como uma criança em tudo semelhante às outras, com as suas qualidades e defeitos, cujo crescimento foi sempre marcado por uma especial atracção pela matemática e pela curiosidade científica. Aproximando a figura de Einstein da realidade das crianças contemporâneas, dando conta da forma como brigava com a irmã ou era incompreendido pelos colegas e alguns professores, o texto cria uma imagem mais real do pensador, ao mesmo tempo que divulga as suas descobertas e os seus interesses, assim como o contexto cultural e político em que cresce e que o marca profundamente, levando a defender a tolerância e a paz, mesmo em momentos conturbados da História Mundial. As ilustrações recriam a cor local que serve de cenário à intriga, apostando na representação das personagens e dos cenários onde se movem.
Fonte: Casa da Leitura

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Escrita Criativa

Estão a decorrer sessões de Escrita Criativa com os alunos do 3º ciclo na Escola Básica da Pontinha e na Escola Secundária.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Concurso "Leitor do Trimestre"

Na Biblioteca Escolar já estão disponíveis os livros para o concurso do 2º período.
Participa!

"A Missão Impossível" é um dos livros escolhidos para este trimestre.

Este livro tem como objetivo “fomentar o contacto das camadas mais jovens com a história, a cultura e os costumes e tradições da China e de Macau”.
“Partindo de uma garrafa de porcelana azul e branca da China encomendada por Jorge Álvares em 1552, de que a Fundação é proprietária e pode ser vista no Museu do Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, as autoras desenvolvem no livro Missão Impossível, destinado à mesma faixa etária da Biblioteca Digital, uma aventura em que ressalta a vida de Jorge Álvares no Oriente naquela época, os seus amigos bem como as lendas e os animais míticos chineses.” (excerto do texto publicado pelo site da Fundação Jorge Álvares).

2º período


A equipa da Biblioteca Escolar deseja a todos um um excelente trimestre.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Feliz Ano 2015

Que o novo ano seja de paz, esperança e, acima de tudo, de afetos partilhados na procura de um Mundo melhor.