quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

"Ladino" conto de Miguel Torga

"Ladino" é o título de um dos contos do livro "Bichos", de Miguel Torga e é também o nome do protagonista deste conto, um pardal muito manhoso e cuidadoso.
 Através da personificação,  porque  Ladino comporta-se como um ser humano, o autor pretende criticar os que têm as mesmas características desta personagem, cujo nome resume toda a sua maneira de ser, "ladino" significa astuto, manhoso. Apesar de ter sido escrito há muito anos, o conto mantém -se atual, pois oportunistas como o Ladino, é o que não falta na sociedade atual.

RESUMO: Ladino é um pardal manhoso  e muito cuidadoso que vive alegremente, sem preocupações. Em pequeno, manteve-se no ninho, onde ficava todo o dia a dormitar, até ser “matulão, homem feito” e era a mãe que o alimentava pelo que não precisava de ir à luta; em adulto vive com muitas cautelas para que nada de mal lhe aconteça. Egoísta, só pensa em si e no seu bem-estar; vê os outros a passar fome mas ele não se incomoda com isso e sabe como se alimentar, mesmo em tempo de crise. Hipócrita, dá lições de moral aos outros, mas não as aplica a si mesmo. Cínico, faz-se desentendido quando a conversa não lhe agrada.

VOCABULÁRIO: Em toda a sua obra, Miguel Torga mantém uma forte ligação à terra em que nasceu, Trás-os-Montes e isso revela-se, também no vocabulário que utiliza.

FONTE: "Fora da estante"

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Pontuação do Concurso "Leitor do Trimestre"

<

2º CICLO
5ºF - Raquel Pereira - 140 pontos - 1º LUGAR
5ºE - Wilson Silva - 65 pontos - 2º LUGAR
5ºL - Diogo Conceição - 35 pontos - 3º LUGAR
3º CICLO
8ºA - Liliana Cardoso - 260 pontos - 1º LUGAR
9ºC - Pedro Leitão - 255 pontos - 2º LUGAR
9ºC - Rita Santana - 220 pontos - 3º LUGAR

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Miguel Torga

Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, (São Martinho de Anta, 12 de Agosto de 1907 — Coimbra, 17 de Janeiro de 1995) foi um dos mais influentes poetas e escritores portugueses do século XX. Destacou-se como poeta, contista e memorialista, mas escreveu também romances, peças de teatro e ensaios.
Aqui deixamos a nossa homenagem.
BIOGRAFIA
*
UM POEMA

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Onde te leva a imaginação?"

Os CTT, em parceria com o Plano Nacional de Leitura, apostam no programa de dinamização de leitura e escrita "Onde te leva a imaginação?".
Para cada nível de ensino são propostas atividades de leitura e escrita, relacionadas com as obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura e com conteúdos CTT.
As atividades permitem desenvolver as competências criativas dos participantes de uma forma divertida, através da leitura, escrita e ilustração. Cada aluno poderá participar:
- Onde te leva o selo? - data limite de receção até 5 de abril de 2013.
- Onde te leva a leitura? - data limite de receção até 3 de maio de 2013. Os trabalhos recebidos serão avaliados por um júri que premiará os melhores de cada atividade, por nível de ensino.

Para saber mais consulta o PROGRAMA e  o REGULAMENTO .

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Galileu Galilei

Imagem  Google

Matemático, astrónomo e físico italiano, Galileu nasceu a 15 de fevereiro de 1564, em Pisa, e morreu a 8 de janeiro de 1642, em Arcetri, uma localidade perto de Florença.


É considerado o fundador do método experimental. Descobriu a lei da aceleração uniforme da queda dos corpos e a lei do isocronismo das pequenas oscilações do pêndulo, entre outras, tendo conseguido traduzi-las matematicamente. Publicou a obra Tratado das Esferas.

Tendo ouvido falar da invenção do telescópio, Galileu desenvolveu um método de ajuste de lentes que lhe permitiu construir e usar esse instrumento na observação astronómica. Graças a essa adaptação, constatou que a superfície da Lua não era plana, como se supunha, mas irregular, observou que a Via Láctea era composta de estrelas, e descobriu e nomeou os satélites de Júpiter.As observações que publicou em Siderius Nuncius foram muito criticadas pelos astrónomos ligados às ideias de Cláudio Ptolomeu. Galileu abraçou publicamente a teoria copernicana de um universo heliocêntrico e de uma Terra móvel, o que lhe valeu numerosas críticas, nomeadamente por tais noções serem contrárias àquelas presentes na Bíblia. Por esse motivo, Galileu foi julgado e condenado em 1633, e teve de abjurar perante a Inquisição.

- "abjurar" - 1.Jurar contra (crença religiosa) 2.Renegar (convicção, princípio moral etc.). 3.Voltar atrás de; desdizer, retratar-se de.

FONTE : INFOPÉDIA

A teoria Héliocêntrica diz que o Sol está no centro do Sistema Solar.

Bom recomeço de aulas

As aulas do 2º período iniciaram-se no dia 3 de janeiro.