quinta-feira, 31 de maio de 2012

Novidades


Chegaram à escola novos livros de alguns dos vossos heróis preferidos.
- Geronimo Stilton, "Hallowen. Que grande medufa!"; "Um fim de semana infernal" e outros;
- Novos casos do "Inspetor Zito" ;
- Alex Omist, "O visitante noturno";
- Mafalda Moutinho, "O Oráculo do velho mandarim";
- Novas aventuras da "Princesa Poppy": - "A biblioteca da princesa";"Uma verdadeira princesa" e outros.
Os livros esperaram-te na Biblioteca.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

"O Mundo em que vivi" de Ilse Losa

"O Mundo em que vivi" é um dos livros do Concurso "Leitor do Trimestre".

quinta-feira, 24 de maio de 2012

"Against the Grain"

Jonathan Chong, animador australiano, dá vida ao lápis.

Li e Recomendo a Leitura - "David, um herói entre chamas"

David vive numa vila portuguesa, igual a tantas outras, quando se vê confrontado com uma situação limite.

Opinião do aluno Valdimir dos Reis do 6ºA.

Li este livro e gostei muito porque a história é muito interessante e recomendo a leitura aos meus colegas. Este livro fala de um menino chamado David e mostra como um jovem corajoso pode salvar vidas, no meio de um incêndio.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dica do Dia

"Educar para Crescer"

segunda-feira, 21 de maio de 2012

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação

O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, 17 de maio, celebra, desde 1865, a criação da União Internacional das Telecomunicações (UIT) em Paris.
O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação visa sensibilizar a opinião pública mundial para as perspectivas que se abrem com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) a níveis local, regional, nacional e global.
Este ano o dia é subordinado ao tema "As mulheres e as jovens nas TICs" – tema que foi já abordado e comemorado na Fundação Portuguesa das Comunicações, no passado dia 26 de abril, "Girls in ICT Day".

Dica do Dia

"Educar para Crescer"

segunda-feira, 14 de maio de 2012

"Leandro, Rei da Helíria" de Alice Vieira



Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de português do 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula.
Um rei decide repartir o reino pelas filhas e põe-nas à prova, acabando, contudo, por deserdar a mais nova. Esta vem a revelar-se, afinal, a única que era merecedora da sua generosidade. Vítima do próprio orgulho e castigado pela sua cegueira, o rei expia as culpas mergulhando na miséria, até ser finalmente salvo e perdoado pela filha mais nova entretanto reencontrada.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dia da Europa

No dia 9 de maio comemorou-se o Dia da Europa.
Quando, em 9 de maio de 1950, propôs à República Federal da Alemanha e aos outros países europeus que quisessem associar-se a criação de uma comunidade de interesses pacíficos, Robert Schuman realizou um acto histórico. Ao estender a mão aos adversários da véspera, não só apagava os rancores da guerra e o peso do passado como desencadeava um processo totalmente novo na ordem das relações internacionais, ao propor a velhas nações, pelo exercício conjunto das suas próprias soberanias, a recuperação da influência que cada uma delas se revelava impotente para exercer sozinha. Esta proposta de Robert Schuman, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa".

A Europa que, desde essa data, se constrói dia a dia representou o grande desígnio do século XX e uma nova esperança para o século que se inicia. A sua dinâmica nasce do projecto visionário e generoso dos pais fundadores saídos da guerra e animados pelo desejo de criar entre os povos europeus as condições de uma paz duradoura. Esta dinâmica renova-se sem cessar, alimentada pelos desafios que se colocam aos nossos países num universo em rápida e profunda mutação. Este imenso desejo de democracia e de liberdade fez cair o muro de Berlim, devolveu o controlo do seu destino aos povos da Europa Central e Oriental e hoje, com a perspectiva de próximos alargamentos que consagrem a unidade do continente, confere uma nova dimensão ao ideal da construção europeia.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

«O Menino Que Não Gostava de Ler»

Este livro escrito por Susana Tamara é um dos livros selecionados para o concurso "Leitor do Trimestre" deste período. Neste livro conta-se a história de Leopoldo,um menino que não gostava de ler e nem a insistência dos pais, que todos os anos pelo seu aniversário lhe ofereciam livros, o conseguiam mudar de opinião. Os pais preocupados, decidiram levá-lo a um psicólogo, mas antes, fecharam a cadeado todos os brinquedos preferidos, para ver se ele lia, mas… O psicólogo não encontrou problema algum no seu desenvolvimento e os pais insistiram que o menino lesse. Cansado e incomodado com a situação, Leopoldo decidiu fugir de casa. Durante essa fuga descobre alguém que lhe mudará a sua maneira de pensar e mais importante de Ver. A sua fuga leva-o a um parque e a um bando onde estava um senhor de muita idade com óculos escuros (era cego) que ao ouvir barulho mete conversa com ele. Entre muta conversa e após travarem conhecimento, o senhor de muita idade diz a Leopoldo que em tempos leu um livro, mas que cegou e nunca chegou ao fim. Então propôs a Leopoldo que fosse com ele a uma livraria e que lesse para ele o final da história. Antes desta proposta, o senhor falou de muitas aventuras por que tinha passado, lugares, enfim muitas coisas que conhecera. Já na livraria e com o livro encontrado e comprado, voltara ao parque e o senhor pediu ao Leopoldo para ler. Leopoldo demorou, demorou, até que o senhor lhe perguntou se sabia ler. Leopoldo disse que sim, mas… as letras pareciam “bêbedas”, estavam todas umas em cima das outras, andavam de lado para lado. Foi então diagnosticado o problema. Falta de óculos. Leopoldo não gostava de ler porque via mal e a solução afinal eram uns óculos. Após esta conquista, o senhor disse toda a verdade ao Leopoldo. Todas as suas aventuras, todos os lugares onde tinha estado foram proporcionadas pelos livros que leram antes de cegar. Daí a importância de ler…

Concurso "Leitor do Trimestre"

Está a decorrer o concurso "Leitor do Trimestre".
Os livros esperam-te!