segunda-feira, 30 de abril de 2012

A Biblioteca do Gigante

Biblioteca do Gigante


CLICA na Imagem para puderes entrar na Biblioteca do Gigante.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Feira do Livro de Lisboa 2012

A Feira do Livro de Lisboa é organizada pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
Funciona no horário: 2ª a 5ª feira - 12h30 às 23h00 / 6ª feira - 12h00 às 24h00 / Sábado - 11h00 às 24h00 / Domingo - 11h00 às 23h00
Este ano a Feira do Livro  de Lisboa decorre de 24 de abril a 13 de maio de 2012 no Parque Eduardo VII.
Visita-a!

25 de abril - "História da Liberdade"


Ontem comemorou-se a "Revolução dos Cravos".
A escritora Margarida Fonseca Santos oferece-nos uma visão subjetiva daquilo que se passou nas primeiras horas do dia 25 de abril de 1974 fazendo o contraste entre a opressão e a liberdade.
As ilustrações de Inês do Carmo transformaram este livro também num objeto de prazer para leitores de todas as idades.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Zorbas, um gato grande, gordo e preto que vive junto ao porto de Hamburgo é um dos protagonistas desta fábula ecológica, onde surge muito bem acompanhado por Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello. Gato habituado a viver sempre em casa, mas nem por isso menos expedito, Zorbas vê a sua vida dar uma grande volta quando lhe surge pela frente Kengah, uma gaivota doente que fora apanhada de surpresa por uma mancha negra e viscosa no mar quando se dedicava a apanhar peixe. Antes do último suspiro ainda põe um ovo e pede a Zorbas que tome conta da gaivota que está para nascer e, nomeadamente, que a ensine a voar. Zorbas não tem como fugir e compromete-se a fazê-lo. Mas rapidamente percebe que sozinho nada poderá fazer e pede ajuda aos seus amigos do porto de Hamburgo. Companheirismo, responsabilidade, comprometimento, trabalho de equipa são as armas que Sepúlveda apresenta nesta bela história como as ideais para levar a missão a bom porto. Enquanto é lançado o alerta relativo aos problemas causados pela poluição criada pelos humanos, vemos um grupo de animais a tentar minorar o problema com as armas que têm à mão (ou à pata), dando uma lição de competência aos humanos.
  Sem comentários:

sábado, 7 de abril de 2012

Para todos...


FELIZ PÁSCOA

"Ressurreição" de Raphael (pintor italiano - 1449-1500)

Com muitas amêndoas e chocolates


Na Páscoa celebra-se a Ressurreição de Jesus Cristo, Sua vitória sobre a morte, depois da crucificação. A palavra Páscoa deriva do hebraico “Pessach”, que significa passagem.
Embora não seja um costume citado na Bíblia, tradicionalmente pintam -se ovos cozidos, decorando-os com desenhos, em grande parte dos países. Em outros, os ovos  cozidos foram substituídos por ovos de chocolate. Já o outro símbolo da Páscoa, o coelho, representa a fertilidade e o renascimento, a renovação.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Contos de Hans Christian Andersen


Para teres acesso a alguns contos de Hans Christian Andersen, clica na imagem.

Dia Internacional do Livro Infantil


O DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL, instituído desde 1967, comemora-se a 2 de abril, data do nascimento de Hans Christian Andersen e tem como objetivo suscitar o gosto pela literatura e fazer uma chamada de atenção para os livros de crianças.
Para assinalar esta data, a DGLB publicou um cartaz da autoria de Yara Kono, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado.

Ano: 2012
País: México
Tema: Era uma vez um conto que contava o mundo inteiro
Design Cartaz: Juan Gedovius
Mensagem: Francisco Hinojosa
Clica  AQUI  para teres acesso à versão traduzida
.
Para assinalar este dia, o IBBY (International Board on Books for Young People) divulga anualmente uma mensagem de incentivo à leitura dirigida a todas as crianças de todo o mundo. Em 2012, coube ao escritor mexicano Francisco Hinojosa a elaboração da mensagem, intitulada "Era uma vez um conto que contava o mundo inteiro".

domingo, 1 de abril de 2012

Dia das Mentiras

PINÓQUIO
O Pinóquio quando mentia o seu nariz crescia.
CLICA na imagem para ler a história do Pinóquio.

Hoje comemora -se o Dia das Mentiras, aqui fica a explicação que pretende ter como base os relatos da história. Há muitas explicações para o 1 de abril  se ter  transformado no dia da mentira, dia dos bobos ou dia dos tolos [de abril]. Uma delas diz que a brincadeira surgiu em França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Brincalhões passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como "plaisanteries". Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como "April Fool's Day", "Dia dos Tolos [de abril]"; em Itália e em França ele é chamado respetivamente "pesce d'Aprile" e "poisson d'avril", literalmente "peixe de abril".