sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz Natal!


A equipa da biblioteca deseja a todos um Feliz Natal e um Bom Ano 2011.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Por que ler?

História do Natal Digital



Os tempos mudam, mas o "sentimento natalício" mantém-se.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Leitor do trimestre - Pontuação Final - 1º Período



2º Ciclo

1º Lugar - 5º C - Timóteo Costa - 515 pontos
2º Lugar - 6º C - Luís Monteiro - 325 pontos
3º Lugar - 5º C - Felipe Carneiro - 310 pontos

3º Ciclo

1º Lugar
- 9º A - Custódia Sambo - 665 pontos
2º Lugar - 9º A - Miguel Ângelo Sousa - 655 pontos
3º Lugar - 9º A - Helena Filipa Fonseca - 540 pontos

Santa's Flight

CLICA na Imagem e aprecia um fantástico "Postal de Natal"!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Projecto Comenius - "Diálogo Intercultural: da Diversidade à Unidade"





No âmbito do Projecto Comenius, projecto multilateral financiado pela Comissão Europeia e inserido no Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida , as professoras Dulce Franco, Teresa Cardoso, Filipa Afonso e Maria João Lynce participaram no Encontro organizado pela Escola Coordenadora Colegiul National "Nicolae Titulescu", em Pucioasa, Roménia, entre 21 e 26 de Novembro de 2010.
O projecto é subordinado ao tema "Diálogo Intercultural: da Diversidade à Unidade", e tem como objectivos principais:

Envolver os alunos em actividades que levem à descoberta e promoção da identidade nacional, das tradições e costumes, no contexto europeu, e dos valores europeus comuns presentes nas diferentes culturas nacionais;

Educar para a aceitação das diferenças culturais entre os povos;

Nele participam sete países parceiros: Finlândia, Alemanha, Grécia, Lituânia, Turquia, Portugal e Roménia.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Feira do Livro


Visita a nossa feira do livro.

E vem descobrir novos livros.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia da Restauração e Independência de Portugal


Como deves saber, o dia 1 de Dezembro é feriado em Portugal. Nesse dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência.

Queres saber porquê?

Tudo começou em finais do séc. XVI: o rei de Portugal era D. Sebastião.
Em 1578, D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África. Portugal ficou, assim, sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, não havia herdeiros directos para a coroa portuguesa.

Assim, quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique, que era tio-avô de D. Sebastião. Mas só reinou durante dois anos porque nem todos estavam de acordo com ele como novo rei.

Mas atenção: estas coisas nunca são simples, houve muitos pretendentes e isto deu muita confusão...
Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como o novo rei de Portugal. A razão para a escolha foi simples: Filipe II era filho da infanta D. Isabel e também neto do rei português D. Manuel, por isso tinha direito ao trono.
Nesta altura, era frequente acontecerem casamentos entre pessoas das cortes de Portugal e Espanha, o que fazia com que houvesse espanhóis que pertenciam à família real portuguesa e portugueses que pertenciam à família real espanhola.

Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país.
Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).
Sabias que havia também defensores do rei espanhol em Portugal?

Mas o povo não gostava disso porque o País não era governado com justiça e havia muitos problemas e ataques às províncias ultramarinas e, especialmente, ao Brasil.
Na altura, a Duquesa de Mântua era vice-rainha e Miguel de Vasconcelos era escrivão da Fazenda do Reino. Tinha imenso poder. No dia 1 de Dezembro de 1640, os Restauradores mataram-no a tiro e foi defenestrado (atirado da janela abaixo) no Paço da Ribeira.
Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei.

O dia 1 de Dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português.

(site "JUNIOR")

Dia 1 de Dezembro - Dia Mundial da Sida



A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, conhecida SIDA, é o conjunto de sintomas e infecções resultantes do estrago específico do sistema imunológico gerado pelo Vírus.
No mundo já serão 37 milhões de adultos afectados pela SIDA. Existem tratamentos para a SIDA/AIDS e o HIV que diminuem a progressão do vírus, mas não há nenhuma cura conhecida. Portugal, é o segundo país europeu com a maior taxa de infectados, cerca de 27.000 infectados pelo VIH/SIDA, tendo a mesma provocado a morte já a 6.000 portugueses.
Pensa nos números apresentados, faz uma lista do que há de mais importante na tua vida. Pensa nas pessoas que amas e nos objectivos que pretendes alcançar.
Pensa no teu esforço, na tua luta, nas tuas vitórias, nas tuas aspirações, e em tudo o que faz de ti uma pessoa especial.
Previne-te!